quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Proteja-se da informática.
Longe vão os tempos em que os vírus eram criados por miúdos com jeito para a programação e com demasiado tempo livre, actualmente há cadeias criminosas que se dedicam a usar os seus conhecimentos para afectar o bem estar de milhões de utilizadores.
O clássico da insegurança da informática é o Vírus. Neste momento pode dizer-se que a proliferação deste tipo de programa está controlada. O que tem vindo a aumentar em maior escala são spywares&companhia e o spamHoje vi uma notícia que dizia que novos tipos de malware são detectados a cada 4 segundos.
Resolvi dar algumas dicas para para se proteger da informática.
O primeiro passo é a prevenção, não adianta ter a melhor ferramenta de segurança do mercado se o Utilizador não tiver consciência dos perigos que corre, pois é possível contornar as barreiras do melhor anti-vírus. Dentro das referidas ferramentas encontram-se:
-Anti-vírus;
-Anti-spyware's;
-Firewall's;
-Filtros anti-spam;
-Suites de segurança;
estes podem ser gratuitos ou pagos, e não pense que os não pagos são maus programas, há bons exemplos. Há quem utilizes os três primeiros separadamente, ou uma suite, que teoricamente engloba todas as ferramentas de segurança.
Uma utilização segura de um computador é:
-Ter o seu sistema operativo sempre actualizado, bem como o seu browser;
-Ter em atenção onde clica e nos ficheiros que abre;
-Quando recebe um e-mail com conteúdo duvidoso ou desconhecido não o abra de imediato. Use um filtro para verificar a existência de infecções ou não abra mesmo;
-Ter as ferramentas de segurança actualizadas;
-Se usa programas de peer to peer tenha cuidado nos ficheiros que recebe.
Caso não queira ter muitas preocupações com segurança use um sistema operativo (SO) baseado no Linux ou um SO da Apple . Estes sistemas têm muito menos falhas se segurança do que os banais Windows.
Combinação de segurança gratuita:
Avira AntiVir Personal Edition Classic
+ Spyaware Terminator + Comodo Personal Firewall
Alternativas pagas:
Kaspersky Internet Security
Eset Smart Security
Lembre-se a segurança do seu computador depende de si.
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
500€ para os melhores alunos do Secundário
* O Prémio de Mérito Ministério da Educação é instituído com o objectivo de distinguir, em cada escola, o melhor aluno do ensino secundário dos cursos científico-humanísticos e dos cursos profissionais ou tecnológicos.
* A data de atribuição do prémio de mérito deve coincidir com a do Dia do Diploma que será assinalado, pela primeira vez, no dia 12 de Setembro de 2008.
Com o objectivo de reconhecer e de valorizar o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho e desempenho escolares, o Ministério da Educação atribui um prémio de mérito aos melhores alunos de cada escola que tenham concluído o ensino secundário no ano lectivo de 2007/2008 ou o venham a concluir nos anos lectivos seguintes.
Este prémio, com o valor pecuniário de 500 euros, é atribuído, em cada escola do ensino público ou privado, bem como em escolas profissionais, ao melhor aluno dos cursos científico-humanísticos e ao melhor aluno dos cursos profissionais ou tecnológicos.
Nos cursos científico-humanísticos, o prémio de mérito é atribuído ao aluno que tenha obtido, relativamente a cada um dos cursos, a melhor classificação, arredondada até às décimas.
Em caso de empate, é distinguido o aluno que tenha obtido melhor classificação na disciplina trienal da formação específica, funcionando como segundo critério de desempate a classificação na disciplina de Português.
Nos cursos profissionais e tecnológicos, o prémio de mérito é atribuído ao aluno que tenha obtido a melhor classificação final. Para estes alunos, o primeiro critério de desempate é a classificação obtida na prova de aptidão profissional ou tecnológica, funcionando como segundo critério de desempate a classificação na disciplina de Português.
Conjuntamente com a atribuição do prémio pecuniário, será igualmente entregue aos alunos premiados um diploma alusivo à distinção concedida, assinado pelo respectivo presidente do conselho executivo/director ou, tratando-se de estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, pelo director pedagógico.
A data de atribuição do prémio de mérito deve coincidir com a do Dia do Diploma que será assinalado, pela primeira vez, no dia 12 de Setembro de 2008.
Neste dia, as escolas e os agrupamentos que leccionem o ensino secundário deverão promover, envolvendo a respectiva comunidade educativa, uma acção formal de entrega de certificados e de diplomas aos alunos que tenham terminado o ensino secundário no ano lectivo de 2007/2008.
A atribuição dos prémios de mérito é divulgada nas escolas, na página electrónica da direcção regional de educação respectiva e no Portal da Educação.
O apoio financeiro para a atribuição dos prémios e para a organização da cerimónia pública de entrega dos diplomas deve ser proporcionada às escolas pelas direcções regionais de educação e pelo Gabinete de Gestão Financeira.
Excelente medida. Os bons alunos vão ver assim o seu esforço reconhecido.
Subscrever:
Mensagens (Atom)