quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Proteja-se da informática.


Longe vão os tempos em que os vírus eram criados por miúdos com jeito para a programação e com demasiado tempo livre, actualmente há cadeias criminosas que se dedicam a usar os seus conhecimentos para afectar o bem estar de milhões de utilizadores.
O clássico da insegurança da informática é o Vírus. Neste momento pode dizer-se que a proliferação deste tipo de programa está controlada. O que tem vindo a aumentar em maior escala são spywares&companhia e o spamHoje vi uma notícia que dizia que novos tipos de malware são detectados a cada 4 segundos.

Resolvi dar algumas dicas para para se proteger da informática.

O primeiro passo é a prevenção, não adianta ter a melhor ferramenta de segurança do mercado se o Utilizador não tiver consciência dos perigos que corre, pois é possível contornar as barreiras do melhor anti-vírus. Dentro das referidas ferramentas encontram-se:

-Anti-vírus;
-Anti-spyware's;
-Firewall's;
-Filtros anti-spam;
-Suites de segurança;

estes podem ser gratuitos ou pagos, e não pense que os não pagos são maus programas, há bons exemplos. Há quem utilizes os três primeiros separadamente, ou uma suite, que teoricamente engloba todas as ferramentas de segurança.

Uma utilização segura de um computador é:

-Ter o seu sistema operativo sempre actualizado, bem como o seu browser;
-Ter em atenção onde clica e nos ficheiros que abre;
-Quando recebe um e-mail com conteúdo duvidoso ou desconhecido não o abra de imediato. Use um filtro para verificar a existência de infecções ou não abra mesmo;
-Ter as ferramentas de segurança actualizadas;
-Se usa programas de peer to peer tenha cuidado nos ficheiros que recebe.

Caso não queira ter muitas preocupações com segurança use um sistema operativo (SO) baseado no Linux ou um SO da Apple . Estes sistemas têm muito menos falhas se segurança do que os banais Windows.

Combinação de segurança gratuita:

Avira AntiVir Personal Edition Classic
+ Spyaware Terminator + Comodo Personal Firewall


Alternativas pagas:

Kaspersky Internet Security


Eset Smart Security


Lembre-se a segurança do seu computador depende de si.

Sem comentários: